SAÚDE

Hematologia Clínica

Hematologia  é o ramo da saúde que tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, o linfonodo e o baço.

 

O hemograma é o exame mais importante e rotineiro da Hematologia, além de ser o exame laboratorial mais solicitado pelos médicos. Dentre tantas doenças diagnosticadas pelo hemograma, as mais comuns são a Anemia e a Leucemia, além de infecções. Também é muito útil na avaliação da imunidade do paciente.

 

A anemia é uma patologia presente principalmente entre pessoas com carência de hemoglobina e hemácias, acarretando no paciente fraqueza, cansaço, tontura, falta de animo, dificuldade de concentração, sonolência e dor de cabeça. Há também doenças com origens genéticas e também as causadas por alguns medicamentos.

 

A Leucemia que é uma doença inicialmente diagnosticada através do hemograma, é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea, órgão responsável pela produção das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). Essas células normais sofrem mutação e se transformam células cancerígenas, fazendo com que essas células neoplásicas substituam as células normais, dificultando o correto funcionamento do sistema sanguíneo.

 

Então se torna cada vez mais importante à realização de exames hematológicos na rotina de vida das pessoas, afim de sempre monitorarmos o funcionamento do nosso sistema sanguíneo e a nossa saúde.

VÍDEOS

Conheça a ampla estrutura física da nossa faculdade

PREMIAÇÕES

CONFIRA
https://ejournal.unperba.ac.id/pages/uploads/sv388/ https://ejournal.unperba.ac.id/pages/uploads/ladangtoto/ https://poltekkespangkalpinang.ac.id/public/assets/scatter-hitam/ https://poltekkespangkalpinang.ac.id/public/assets/blog/sv388/ https://poltekkespangkalpinang.ac.id/public/uploads/depo-5k/ https://smpn9prob.sch.id/content/luckybet89/